sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Fico pensando...


Se as pessoas cumprissem seu papel de cidadão e ator social e olhassem ao próximo em suas necessidades vivendo em comunidade, respeitando uns aos outros como seres interdependentes não estríamos preocupados com A ou B para governar nosso pais.
O relato abaixo conta a história de um povo que foi escravo de um governo perverso e mesmo depois de libertos por Deus não assumiram a consciência de livres em comunidade. Não olharam as maravilhas que Deus estava operando na comunidade e reivindicarão para si um governante.
O profeta da época, ciente do que isso implicaria tentou alertar o povo, veja o que diz em 1º Samuel 8: 9-19
9 Agora, pois, ouve à sua voz, porém protesta-lhes solenemente, e declara-lhes qual será o costume do rei que houver de reinar sobre eles.
10 E falou Samuel todas as palavras do Senhor ao povo, que lhe pedia um rei.
11 E disse: Este será o costume do rei que houver de reinar sobre vós; ele tomará os vossos filhos, e os empregará nos seus carros, e como seus cavaleiros, para que corram adiante dos seus carros.
12 E os porá por chefes de mil, e de cinqüenta; e para que lavrem a sua lavoura, e façam a sua sega, e fabriquem as suas armas de guerra e os petrechos de seus carros.
13 E tomará as vossas filhas para perfumistas, cozinheiras e padeiras.
14 E tomará o melhor das vossas terras, e das vossas vinhas, e dos vossos olivais, e os dará aos seus servos.
15 E as vossas sementes, e as vossas vinhas dizimará, para dar aos seus oficiais, e aos seus servos.
16 Também os vossos servos, e as vossas servas, e os vossos melhores moços, e os vossos jumentos tomará, e os empregará no seu trabalho.
17 Dizimará o vosso rebanho, e vós lhe servireis de servos.
18 Então naquele dia clamareis por causa do vosso rei, que vós houverdes escolhido; mas o Senhor não vos ouvirá naquele dia.
19 Porém o povo não quis ouvir a voz de Samuel; e disseram: Não, mas haverá sobre nós um rei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário